Atividade realizada no 3º encontro presencial em Rio Claro com a formadora Carine Bosqueiro por Rose Meyre, Rodrigo, Valdirene e Danielli.
Roteiro da Situação
Roteiro da Situação
Todo
o conteúdo a ser trabalhado está relacionado aos movimentos da terra,
enfatizando as estações do ano e a sucessão de dias e noites. O material
sugerido é o planetário, slides com esquemas e figuras. Os conceitos aqui
trabalhados iram ajudar a compreender as mudanças climáticas.
MOVIMENTO ORBITAL DA TERRA E AS ESTAÇÕES DO ANO 7 série/ 3º bimestre
Conteúdos e Temas: Movimento de translação da terra em torno do Sol; estações
do ano; inclinação do eixo de rotação e a incidência de luz na superfície da
Terra relacionando o horário de verão.
Tempo previsto: 4 aulas
Competências e Habilidades: Utilizar modelos explicativos (planetário), para
compreender e explicar os movimentos de rotação e translação tendo como
consequência a sucessão de dias e noites e as estações do ano. A partir de
conhecimentos sistematizados ler interpretar, desenhar e reescrever os dados e
as informações obtidas dos movimentos da Terra, Estações do ano e sucessão de
dias e noites e economia de energia (sustentabilidade).
Estratégias: Levantamento de conhecimentos prévios por meio de questões; utilização
do planetário para visualização e interpretação do conteúdo citado acima;
debate em grupo e leitura e interpretação de slides, desenhos e gráficos.
Recursos:
Planetário, Datashow, bola de isopor, tesoura, lanterna e canetinha.
Sondagem: Perguntar a classe
Se a Terra se movimenta? Quais são os movimentos da Terra? E o que esses
movimentos ocasionam?
Problematização:
1-)
Como é possível a sucessão entre dias e noites?
2-)
Quais os fatos levam a ocorrer as estações do ano?
Contextualização: Discussão das hipóteses elaboradas pelos alunos no
conhecimento popular fazendo a transição para o conhecimento científico.
Conflito: Construção de uma maquete para fixar o entendimento
do conteúdo.
Busca de dados de forma diversificada: Utilização da
internet para pesquisar o Sol da meia noite, Solstícios (inverno e verão) e
Equinócios (primavera e outono), livros didáticos, e artigos científicos.
Sistematização: Discussão e interpretação de slides utilizando
dicionários, gráficos, tabelas e imagens para a compreensão da inclinação do
eixo e suas consequências.
Avaliação:
ü Atividades propostas com análise de esquemas e
figuras.
ü Avaliar a participação individual e o desempenho
durante as discussões.
ü Elaborar uma dissertação sobre todo o conteúdo
estudado.
Recuperação:
ü Revisão do conteúdo
ü Elaboração de um texto contendo todo o conteúdo
trabalhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.