segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Movimentos da Terra: Rotação e Translação

Atividade realizada no 3º encontro presencial em Rio Claro com a formadora Carine Bosqueiro por Rose Meyre, Rodrigo, Valdirene e Danielli.

Roteiro da Situação
Todo o conteúdo a ser trabalhado está relacionado aos movimentos da terra, enfatizando as estações do ano e a sucessão de dias e noites. O material sugerido é o planetário, slides com esquemas e figuras. Os conceitos aqui trabalhados iram ajudar a compreender as mudanças climáticas.

MOVIMENTO ORBITAL DA TERRA E AS ESTAÇÕES DO ANO 7 série/ 3º bimestre



Conteúdos e Temas: Movimento de translação da terra em torno do Sol; estações do ano; inclinação do eixo de rotação e a incidência de luz na superfície da Terra relacionando o horário de verão.
Tempo previsto: 4 aulas
Competências e Habilidades: Utilizar modelos explicativos (planetário), para compreender e explicar os movimentos de rotação e translação tendo como consequência a sucessão de dias e noites e as estações do ano. A partir de conhecimentos sistematizados ler interpretar, desenhar e reescrever os dados e as informações obtidas dos movimentos da Terra, Estações do ano e sucessão de dias e noites e economia de energia (sustentabilidade).
Estratégias: Levantamento de conhecimentos prévios por meio de questões; utilização do planetário para visualização e interpretação do conteúdo citado acima; debate em grupo e leitura e interpretação de slides, desenhos e gráficos.
Recursos: Planetário, Datashow, bola de isopor, tesoura, lanterna e canetinha.
Sondagem:  Perguntar a classe  Se a Terra se movimenta? Quais são os movimentos da Terra? E o que esses movimentos ocasionam?

Problematização:
1-) Como é possível a sucessão entre dias e noites?
2-) Quais os fatos levam a ocorrer as estações do ano?
Contextualização: Discussão das hipóteses elaboradas pelos alunos no conhecimento popular fazendo a transição para o conhecimento científico.
Conflito: Construção de uma maquete para fixar o entendimento do conteúdo.
Busca de dados de forma diversificada: Utilização da internet para pesquisar o Sol da meia noite, Solstícios (inverno e verão) e Equinócios (primavera e outono), livros didáticos, e artigos científicos.
Sistematização: Discussão e interpretação de slides utilizando dicionários, gráficos, tabelas e imagens para a compreensão da inclinação do eixo e suas consequências.
Avaliação:
ü  Atividades propostas com análise de esquemas e figuras.
ü  Avaliar a participação individual e o desempenho durante as discussões.
ü  Elaborar uma dissertação sobre todo o conteúdo estudado.
Recuperação:
ü  Revisão do conteúdo
ü  Elaboração de um texto contendo todo o conteúdo trabalhado.


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