Meu nome
é Rose Meyre Gonçalves. Estou na rede há 19 anos na área de
biologia, física e ciências.
Eu leio
diariamente jornais, Estadão, Le monde Diplomatique. Também leio livros
dos autores: Rubem Alves, Leonardo Boff, Diogo Mainardi, Paramahansa
Yogananda, Osho e outros.
Meus
hobbies são: passeios ao ar livre, andar de bicicleta e caminhadas.
Também aprecio cinema e teatro. Gosto de cruzeiros de navios, é tudo
de bom, pois integra conforto e bem estar.
Espero
que o curso seja bem proveitoso.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Com essa atividade proposta trabalhei com as seguintes
Competências e Habilidades:
Ler e interpretar
informações apresentadas em diferentes linguagens, com música “Balão Mágico”, dicionário, e
desenhos.
Descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos a
respeito do céu , reconhecer a natureza dos fenômenos envolvidos, situando-os
dentro do conjunto de fenômenos da
Astronomia.
Fazer uso da linguagem científica na identificação dos astros no céu.
Eu sou professora de Ciências da 6ª série /7º
ano
Sistema Solar: Minha atividade avaliativa em
sala de aula está na situação de aprendizagem “Terra e Universo” que está
presente no currículo de Ciências do Estado de São Paulo/Caderno do Aluno/Volume
1/páginas de 3 até 48.
Além destas atividades propostas do caderno
do aluno, fizemos como atividade complementar a leitura do livro “O Pequeno Príncipe”
do autor Antoine de Saint-Exupéry. Ao transcorrer da leitura compartilhada em
voz alta em sala de aula, na qual o autor relata a vida de um menino que
vivia em um pequeno planeta e partiu pelo espaço em busca de vida em outros
planetas, a ferramenta muito utilizada foi o uso do dicionário fundamental para
findar a aprendizagem do Volume 1. Após a leitura do livro os alunos realizaram
uma síntese do livro e ilustrações.


Uma outra atividade avaliativa complementar
contínua para esse aprendizado foi a música do Balão Mágico “Lindo Balão Azul” na
qual a participação foi unanime e contagiou todos. Segue abaixo a letra:
Lindo Balão Azul
Eu vivo sempre no mundo da lua
Tenho alma de artista
Sou um gênio sonhador e romântico
Tenho alma de artista
Sou um gênio sonhador e romântico
Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo pro infinito.
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo pro infinito.

Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Nosso lindo balão azul
Nosso lindo balão azul
Nosso lindo balão azul
Nosso lindo balão azul
Nosso lindo balão azul
Enquanto educadores, temos a consciência de
transmitir e valorizar não só conteúdos acadêmicos, mas aflorar a importância
do Planeta Terra como um todo de forma lúdica.
É de fundamental
importância que o professor tenha habilidade para trabalhar o conhecimento com
essas alterações: música e leitura de livros;
assim, o aluno poderá identificar-se de forma mais fácil com o tema em questão
“Terra e Universo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.