terça-feira, 1 de outubro de 2013

trabalho da Regiane Rodrigues SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - SAÚDE UM DIREITO DA CIDADANIA



Público alvo: 9° ano
Tempo previsto: 6 aulas
Objetivos: adquirir, informações científicas sobres às drogas psicotrópicas usadas atualmente em nossa sociedade e refletir sobre as experiências já vividas, sobre a situação dos adolescentes e jovens com relação ao uso das drogas.
Estratégias: estudo de texto, discussão e pesquisa orientada.
Recursos: material para anotação, papel para confecção de cartazes, fotocópias de textos de apoio.
Habilidades: reconhecer argumentos e propostas que expressem a visão de que saúde é um bem pessoal que deve ser promovido por meio de diferentes ações (individuais, coletivas e governamentais), com base em textos.

ETAPAS DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Sondagem: relatos dos alunos sobre questões relacionadas às drogas, tais como:
Como elas agem;
O que elas são;
São boas ou ruins;
Quais os perigos das drogas, etc.
Problematização: sabendo-se que as drogas são atualmente um problema de saúde pública, por que tantas pessoas insistem em usa-lás?
Contextualização: campanha educativa, com destaque de problemas provocados pelas drogas ou a promoção de uma vida saudável.
Busca de dados de forma diversificada: o professor poderá solicitar aos alunos que consultem os textos de apoio e busquem subsídios de ações de proteção às pessoas vivendo na situação de uso de drogas e a sociedade na qual vive.
Aprendizagem significativa e evolução conceitual/ sistematização do conhecimento: através de debates procurando verificar se houve uma conscientização sobre os efeitos do uso abusivo das drogas na saúde.
Aplicação do conhecimento em situações novas: confecções de cartazes, alertando a comunidade escolar sobre o perigo do uso excessivo das drogas.
Avaliação: participação efetiva dos alunos nas atividades desenvolvidas ao longo de toda a situação de aprendizagem.
Recuperação: Leitura e análise de textos de diversos gêneros com questões para reflexão.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Energia no cotidiano e no sistema produtivo



Tema- Ciências e Tecnologia
Tempo previsto- 6 aulas
Conteúdo- Energia no cotidiano e no sistema produtivo
Competências e Habilidades- Reconhecer vantagens do uso de fontes renováveis de energia no mundo atual, com base em textos.
-Ler e interpretar contidas em uma conta de energia elétrica residencial e desenvolver conceitos para o uso racional dessa energia.
- Reconhecer aspectos favoráveis e desfavoráveis das diferentes formas de geração de eletricidade.
Estratégias- Vídeos, Leitura e interpretação de textos, discussão compartilhada.
Recursos- Textos diversos, vídeo, cartaz, datashow.
Avaliação- Participação dos alunos nas atividades em grupo, nas discussões compartilhadas e na elaboração do texto.

Roteiro da Situação de Aprendizagem

Sondagem- Vocês conhecem as fontes de energia que usamos? Quais são elas?
- De onde vem à energia que usamos no nosso dia-a-dia?

Problematização- Qual a fonte de energia, das quais mencionamos que mais respeita mais o ambiente? Qual a mais indicada para nós?

Contextualização- Agora vamos refletir sobre a principal fonte energética da nossa região analisando suas vantagens e desvantagens, a partir do vídeo Energia mais limpa: Usina Virtual.
Após o vídeo haverá um momento para a discussão e levantamento de questões.
-Qual é a principal fonte energética da nossa região? Quais as vantagens e desvantagens dessa fonte energética?

Busca de dados de forma diversificada- Agora vocês verão outro vídeo onde vários especialistas opinam sobre a matriz energética brasileira. Em seguida lerão textos em grupo, trazidos pelo professor retirados de sites especializados.  Após a leitura haverá um momento para a socialização e discussão.



Usina Belo Monte

A usina de Belo Monte, que está sendo construída na Bacia do Rio Xingu, no Pará, gera polêmica há algum tempo por causa da questão ambiental. No fim de 2009, especialistas questionaram o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) feito pelo governo e a viabilidade do empreendimento.
http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/files/2012/04/20.08.2011AC_7873.jpg





O índio Olavo Wapichana, de Roraima, durante protesto contra a construção da Usina de Belo Monte (Antônio Cruz/ABr)




- Impactos ambientais

As críticas em relação ao projeto apontam para o fato de que ele provavelmente significará que a maior floresta tropical do planeta (a Amazônia) teria uma significativa perda da cobertura vegetal e muitas espécies de peixes deixariam de existir. Eles teriam dificuldade de subir o Rio Xingu para se reproduzir e acabariam morrendo. “A ideia do governo é construir uma ’escada‘ para permitir a subida e tentar diminuir o impacto. Mas, mesmo assim, nem todos os peixes fariam o mesmo caminho e conseguiriam chegar lá”.


- Baixa eficiência energética

A construção da usina visa suprir o aumento da demanda de energia elétrica no Brasil, que hoje é a sexta potência mundial. Porém, os críticos do projeto apontam que ela terá uma baixa eficiência energética no período de estiagem. Nessa época, que dura de quatro a cinco meses, a hidrelétrica produziria apenas 40% de sua capacidade total.


- Impactos sociais

A construção da usina vai exigir que tribos indígenas localizadas próximo à cidade de Altamira, no Pará, sejam removidas para uma nova cidade a ser estabelecida em uma região próxima. Mas, além dos problemas sociais que isso pode acarretar, essa medida ignora questões culturais. Por exemplo, os índios se recusam a deixar para trás os mortos que enterraram no solo de sua tribo, fator importante em sua cultura e religião.



- Questões políticas

A construção das usinas do PAC favorece o governo ao usar uma fonte renovável para suprir energia ao país por um custo menor e evitar apagões como o que ocorreram no passado. “O Brasil precisa investir em infraestrutura energética pra não ter um colapso. Além disso, essa seria uma forma de o governo gerar milhares de empregos na região, o que é uma importante bandeira política”, explicou o professor Fabio. “O problema é avaliar a que custo isso poderá ser feito”, completa.
Petróleo
O derramamento de petróleo é um tipo de poluição  ambiental muito difícil de ser contido, por diversos fatores.
O petróleo é um tipo de combustível fóssil de origem animal e vegetal formado geologicamente há milhões de anos. É uma substância líquida oleosa de coloração escura encontrada em muitos lugares no mundo, que pode ser extraída no continente, em terra firme e também no assoalho oceânico.
A extração do petróleo nos oceanos é feita através de máquinas montadas em plataformas fixas ou móveis, que bombeiam o petróleo para o navio ou oleodutos.
O vazamento de petróleo pode ocorrer em navios petroleiros, nas plataformas de extração e nos oleodutos de distribuição, causando danos enormes ao meio ambiente.
Plataforma de extração de petróleo no oceano
Esse derramamento acontece em razão de falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo. Em um desastre ambiental desse tipo são lançadas no mar quantidades enormes do produto, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar.
A poluição causada pelo petróleo é muito tóxica para os amimais marinhos e para as aves migratórias, além de prejudicar indiretamente a população que vive no litoral das áreas atingidas.
Um dos piores desastres com o lançamento de petróleo no oceano ocorreu nos Estados Unidos, no ano de 2010, quando uma quantidade enorme do líquido ficou vazando por meses, atingindo uma extensa área do Golfo do México. O prejuízo ambiental foi incalculável e muitas espécies animais e vegetais foram atingidas, tanto no mar quanto na costa.
O petróleo é óleo tóxico e não se mistura com a água






Acidente nuclear. Foto: João Ramid
O terremoto de 8,9 graus na escala Richter e o tsunami que abalaram o Japão na madrugada do último dia 11 de março (horário de Brasília) provocaram danos na usina nuclear de Fukushima, localizada na região nordeste da ilha. Vazamentos radioativos foram registrados e um iminente desastre nuclear mobilizou a comunidade internacional. 
Segundo informações do governo japonês, houve vazamento radioativo, mas os reatores estão preservados. Os níveis de radiação no entorno da usina superaram em oito vezes o limite de segurança, forçando a evacuação da população em um raio de 20 km ao redor da usina.
Em situações como essa, a radiação pode contaminar o ambiente por meio do vazamento de componentes radioativos. O risco passa a ser a entrada de material contaminado na cadeia alimentar humana, por meio do consumo da água, de vegetais ou de carne de animais mantidos com alimentação contaminada. "Com essa exposição frequente aparecem problemas crônicos como câncer de pulmão, de pele ou de sangue (leucemia), problemas na tireoide e esterilidade".

Outros Textos
Fonte: www.brasilescola.com /geografia/fontes-energia.htm
Sustainablecities.dk/em/city-projects/cases/thisted-almost-100-susainable-energy-
Limeriques da Energia – Sesc








Questões
1)     O gráfico abaixo revela as mudanças ocorridas na matriz energética mundial entre 1973 e 2006. Observe-o e responda utilizando verdadeiro ou falso.
http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_23_a_questao_energetica_no_mundo_atual_files/capitulo_23_a_questao_energetica_no_mundo_atual_clip_image002.gif
a)    A fonte de energia mais utilizada em 1973 era o petróleo.
b)     É possível perceber aumento do uso de energia nuclear em 2006.
c)     Ocorre aumento apenas da utilização de petróleo.
d)    É possível perceber aumento do uso de energia nuclear, carvão e gás natural.
e)    Ocorre grande aumento da utilização de energia hidráulica.


2) O acidente em Fukushima reaviva o trauma nuclear no Japão e leva o mundo a debater se essa fonte de energia é realmente segura e imprescindível. Países cancelam ou reavaliam seus planos atômicos.
Fonte: Revista Veja, 23/3/2011.
Considerando o texto e seus conhecimentos referentes à produção, uso e consumo da energia nuclear, é incorreto afirmar:
a) A alta do petróleo é um fator favorável para que haja investimentos em energia nuclear, considerando o custo benefício.   
b) O acidente de Chernobyl assim como o de Fukushima desencadeiam movimentos sociais ante energia nuclear.   
c) A produção de energia nuclear torna-se uma medida viável para os países com limitação de potencial hidrelétrico.   
d) A produção de energia nuclear brasileira é sabidamente eficiente pela grande tecnologia empregada, com altos padrões de exigência para o funcionamento.
3)Considerando a dependência do petróleo enquanto matriz energética e os riscos ambientais, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O Brasil destaca-se internacionalmente na pesquisa e prospecção de petróleo no subsolo dos oceanos, entretanto, trata-se de uma atividade de risco associado ao vazamento do óleo explorado e consequente contaminação das aguas oceânicas.
b) No ano de 2010 ocorreu a explosão de um campo de exploração de petróleo operado pela British Petroleum, no Golfo do México, resultando no vazamento e formação de uma mancha de óleo que atingiu as praias dos Estados Unidos, confirmando-se como o maior desastre ambiental da década a afetar o pais.
c) A substituição, em larga escala, do petróleo pela energia proveniente das usinas nucleares nos dá  garantia da produção de energia a partir de fontes que não causam riscos ao meio ambiente.
d) O transporte do petróleo em grandes quantidades, por meio de navios ou oleodutos, também representa alto risco de acidentes com comprometimento ambiental da área afetada.
e) No Brasil, a predominância do transporte rodoviário e o aumento gradativo da frota de veículos contribuem para aprofundar a dependência por combustíveis fosseis não renováveis e a consequente poluição atmosférica.


http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_23_a_questao_energetica_no_mundo_atual_files/image014.png
4) A análise dos gráficos e os conhecimentos sobre o consumo de energia no mundo e no Brasil permitem concluir:

(   ) A maior parte da energia utilizada no planeta origina-se de fontes não renováveis e poluentes,
sendo que grande parte das reservas conhecidas de petróleo está concentrada em alguns países do Oriente Médio.
(    ) O petróleo responde por 43% da matriz energética mundial, e a demanda global tende a aumentar nos próximos anos.
(   ) Os Estados Unidos são responsáveis pela maior parte do consumo mundial de petróleo, graças
a suas imensas reservas, capazes de abastecer o país nas próximas décadas.
(     ) O Brasil, possui grande tecnologia voltada para a produção de álcool, combustível menos poluente do que o petróleo, sendo que o aumento na sua produção possibilita sua utilização para substituir o petróleo.
(    ) O expressivo consumo de energia solar e eólica no mundo e no Brasil, demonstrado no gráfico,
Indica grande investimento nessa área.


5) Após estudar diferentes fontes de energia e os impactos causados no ambiente por algumas delas, qual seria a fonte de energia mais indicada para nosso país? Elabore um texto com a sua opinião.


Sistematização- Fechamento feita pelo professor (data show) apresentando as diferentes formas de obtenção de energia com imagens e observação de um cartaz mostrando todos os tipos de fontes de energia.  
Aplicação do conhecimento em situação novas- Análise da conta de energia trazida pelos alunos, socialização dos problemas levantados e confecção dos panfletos com sugestões para economizar.




segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Movimentos da Terra: Rotação e Translação

Atividade realizada no 3º encontro presencial em Rio Claro com a formadora Carine Bosqueiro por Rose Meyre, Rodrigo, Valdirene e Danielli.

Roteiro da Situação
Todo o conteúdo a ser trabalhado está relacionado aos movimentos da terra, enfatizando as estações do ano e a sucessão de dias e noites. O material sugerido é o planetário, slides com esquemas e figuras. Os conceitos aqui trabalhados iram ajudar a compreender as mudanças climáticas.

MOVIMENTO ORBITAL DA TERRA E AS ESTAÇÕES DO ANO 7 série/ 3º bimestre



Conteúdos e Temas: Movimento de translação da terra em torno do Sol; estações do ano; inclinação do eixo de rotação e a incidência de luz na superfície da Terra relacionando o horário de verão.
Tempo previsto: 4 aulas
Competências e Habilidades: Utilizar modelos explicativos (planetário), para compreender e explicar os movimentos de rotação e translação tendo como consequência a sucessão de dias e noites e as estações do ano. A partir de conhecimentos sistematizados ler interpretar, desenhar e reescrever os dados e as informações obtidas dos movimentos da Terra, Estações do ano e sucessão de dias e noites e economia de energia (sustentabilidade).
Estratégias: Levantamento de conhecimentos prévios por meio de questões; utilização do planetário para visualização e interpretação do conteúdo citado acima; debate em grupo e leitura e interpretação de slides, desenhos e gráficos.
Recursos: Planetário, Datashow, bola de isopor, tesoura, lanterna e canetinha.
Sondagem:  Perguntar a classe  Se a Terra se movimenta? Quais são os movimentos da Terra? E o que esses movimentos ocasionam?

Problematização:
1-) Como é possível a sucessão entre dias e noites?
2-) Quais os fatos levam a ocorrer as estações do ano?
Contextualização: Discussão das hipóteses elaboradas pelos alunos no conhecimento popular fazendo a transição para o conhecimento científico.
Conflito: Construção de uma maquete para fixar o entendimento do conteúdo.
Busca de dados de forma diversificada: Utilização da internet para pesquisar o Sol da meia noite, Solstícios (inverno e verão) e Equinócios (primavera e outono), livros didáticos, e artigos científicos.
Sistematização: Discussão e interpretação de slides utilizando dicionários, gráficos, tabelas e imagens para a compreensão da inclinação do eixo e suas consequências.
Avaliação:
ü  Atividades propostas com análise de esquemas e figuras.
ü  Avaliar a participação individual e o desempenho durante as discussões.
ü  Elaborar uma dissertação sobre todo o conteúdo estudado.
Recuperação:
ü  Revisão do conteúdo
ü  Elaboração de um texto contendo todo o conteúdo trabalhado.


domingo, 22 de setembro de 2013

Atividade de leitura e escrita da professora Rose para a 6ª série/7º ano:

Meu nome é Rose Meyre Gonçalves. Estou na rede há 19 anos  na área de biologia, física e ciências.
Eu leio diariamente jornais, Estadão, Le monde Diplomatique. Também leio livros dos autores:  Rubem Alves, Leonardo Boff, Diogo Mainardi, Paramahansa Yogananda, Osho e outros.
Meus hobbies são: passeios ao ar livre, andar de bicicleta e  caminhadas. Também aprecio  cinema e teatro. Gosto de cruzeiros de navios, é tudo de bom, pois integra conforto e bem estar.
Espero que o curso seja bem proveitoso.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Com essa atividade proposta trabalhei com as seguintes Competências e Habilidades:
Ler  e interpretar informações apresentadas em diferentes linguagens, com  música “Balão Mágico”, dicionário, e desenhos.
Descrever relatos de fenômenos ou  acontecimentos que envolvam conhecimentos a respeito do céu , reconhecer a natureza dos fenômenos envolvidos, situando-os dentro do conjunto de fenômenos da  Astronomia.

Fazer uso da linguagem científica na identificação  dos astros no céu.

Eu sou professora de Ciências da 6ª série /7º ano
Sistema Solar: Minha atividade avaliativa em sala de aula está na situação de aprendizagem “Terra e Universo” que está presente no currículo de Ciências do Estado de São Paulo/Caderno do Aluno/Volume 1/páginas de 3 até 48.



Além destas atividades propostas do caderno do aluno, fizemos como atividade complementar a leitura do livro “O Pequeno Príncipe” do autor Antoine de Saint-Exupéry. Ao transcorrer da leitura compartilhada em voz alta em sala de aula, na qual o autor relata a vida de um menino que vivia em um pequeno planeta e partiu pelo espaço em busca de vida em outros planetas, a ferramenta muito utilizada foi o uso do dicionário fundamental para findar a aprendizagem do Volume 1. Após a leitura do livro os alunos realizaram uma síntese do livro e ilustrações.
    



Uma outra atividade avaliativa complementar contínua para esse aprendizado foi a música do Balão Mágico “Lindo Balão Azul” na qual a participação foi unanime e contagiou todos. Segue abaixo a letra:

Lindo Balão Azul
Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou um cientista
O meu papo é futurista e lunático.
Eu vivo sempre no mundo da lua
Tenho alma de artista
Sou um gênio sonhador e romântico
Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo pro infinito.
Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul

Nosso lindo balão azul
Nosso lindo balão azul
Nosso lindo balão azul
 Enquanto educadores, temos a consciência de transmitir e valorizar não só conteúdos acadêmicos, mas aflorar a importância do Planeta Terra como um todo de forma lúdica.
É de fundamental importância que o professor tenha habilidade para trabalhar o conhecimento com essas alterações: música  e leitura de livros; assim, o aluno poderá identificar-se de forma mais fácil com o tema em questão “Terra e Universo”.