terça-feira, 1 de outubro de 2013

trabalho da Regiane Rodrigues SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - SAÚDE UM DIREITO DA CIDADANIA



Público alvo: 9° ano
Tempo previsto: 6 aulas
Objetivos: adquirir, informações científicas sobres às drogas psicotrópicas usadas atualmente em nossa sociedade e refletir sobre as experiências já vividas, sobre a situação dos adolescentes e jovens com relação ao uso das drogas.
Estratégias: estudo de texto, discussão e pesquisa orientada.
Recursos: material para anotação, papel para confecção de cartazes, fotocópias de textos de apoio.
Habilidades: reconhecer argumentos e propostas que expressem a visão de que saúde é um bem pessoal que deve ser promovido por meio de diferentes ações (individuais, coletivas e governamentais), com base em textos.

ETAPAS DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Sondagem: relatos dos alunos sobre questões relacionadas às drogas, tais como:
Como elas agem;
O que elas são;
São boas ou ruins;
Quais os perigos das drogas, etc.
Problematização: sabendo-se que as drogas são atualmente um problema de saúde pública, por que tantas pessoas insistem em usa-lás?
Contextualização: campanha educativa, com destaque de problemas provocados pelas drogas ou a promoção de uma vida saudável.
Busca de dados de forma diversificada: o professor poderá solicitar aos alunos que consultem os textos de apoio e busquem subsídios de ações de proteção às pessoas vivendo na situação de uso de drogas e a sociedade na qual vive.
Aprendizagem significativa e evolução conceitual/ sistematização do conhecimento: através de debates procurando verificar se houve uma conscientização sobre os efeitos do uso abusivo das drogas na saúde.
Aplicação do conhecimento em situações novas: confecções de cartazes, alertando a comunidade escolar sobre o perigo do uso excessivo das drogas.
Avaliação: participação efetiva dos alunos nas atividades desenvolvidas ao longo de toda a situação de aprendizagem.
Recuperação: Leitura e análise de textos de diversos gêneros com questões para reflexão.